Bem vindo ao Portal da PMJ Jatobá PE - 22 de Janeiro de 2019

url=prefeitura-de-jatoba-emite-nota-sobre-pagamento-do-garantia-safra

Publicado em 10/12/2018 às 13:22

Prefeitura de Jatobá emite nota sobre pagamento do Garantia Safra

A Prefeitura Municipal de Jatobá por meio de sua Prefeita Goreti Varjão (SD), vem comunicar a todas as famílias beneficiárias do Garantia Safra que de acordo com o cronograma de pagamentos abaixo discriminado está em dias. Sobre os pagamentos que compreendem o ano vindouro de 2019 está aguardando o Governo Federal lançar o calendário para pagamentos.

O GARANTIA SAFRA

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Com a Lei Nº 12.766, de 27 de dezembro de 2012, o Poder Executivo foi autorizado a incluir agricultores familiares de outros municípios situados fora da área da Sudene, desde que atendidos previamente alguns requisitos como a comprovação de que os agricultores familiares se encontram em municípios com perdas sistemáticas de produção em função da seca ou excesso de chuva.

Beneficiário e Benefício

O Garantia-Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão.

Uma vez aderidos ao programa, eles passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.

O valor do Benefício Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

Jatobá, 07 de dezembro de 2018.

Prefeitura Municipal de Jatobá

Prefeita Goreti Varjão – Governando com o Povo