Bem vindo ao Portal da PMJ Jatobá PE - 21 de Novembro de 2018

url=secretaria-municipal-de-saude-iniciou-a-campanha-de-vacinacao-contra-a-raiva-em-caes-e-gatos

Publicado em 12/09/2018 às 13:22

Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Jatobá - PE está realizando a Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos. A campanha se iniciou nesta terça-feira (11) e irá até o dia 15, dia “D”, nas comunidades rurais a vacinação será do dia 11 ao dia 14, e no dia 15 na sede no Pátio da Feira Livre, Escola Municipal Ayrton Senna e em Itaparica no Adecita das 08hs às 17hs.

A Raiva

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os animais doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Embora não seja contra indicado é preferível que fêmeas prenhes não sejam vacinadas em campanha, devido ao risco no transporte e manejo do animal. Cadelas no cio podem causar transtornos no posto volante, é aconselhável a vacinação em um dos Postos Fixos.

A vacinação é anual, e uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença.

Recomendações para o dia da vacinação

• Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos;

• Gatos são mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes;

• Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.