Jatobá, a capital da tilápia na Festa no Reino da Arte.
Publicado em: 20/01/2022
De 10 a 19 de dezembro de 2021 foi realizada, na cidade de Olinda, a Fenearte, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato. A Fenearte, cujo tema foi “É Festa no Reino da Arte”, homenageou o Movimento Armorial, cuja proposta era criar uma arte erudita brasileira através da cultura popular, e os 50 anos do livro “A Pedra do Reino”, de autoria do saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.
Em sua 21ª edição, a Fenearte contou com atrações infantis, apresentações culturais e oficinas dos mais variados temas, como artesanato em palha, instrumento musical, mamulengo, renda renascença, xilogravura, modelagem em cerâmica, dentre outros.
Contando com aproximadamente 5 mil expositores e uma expectativa de público de 200 mil pessoas, a Fenearte exigiu de todos que estiveram no evento a vacinação completa contra a covid-19, primeira e segunda doses ou imunizante aplicado em dose única.
Com acesso pelo Pavilhão A, ao entrar no local, o visitante, seguindo pelo tapete vermelho, depara-se com o setor dos Mestres, pessoas assim intituladas em razão do reconhecimento pelo seu trabalho com o artesanato.
Havia no evento os setores dos estados, representando a cultura de cada ente federativo do Brasil. Ainda, a Rua 13 era a das Prefeituras, onde, no número 337, estava localizado o estande de Jatobá.
Visando à boa receptividade a todos que visitassem o estande, a proposta foi tornar o ambiente o mais aconchegante possível, espalhando porta-retratos com fotografias de autoria de fotógrafos reconhecidos em Jatobá, a fim de que as pessoas conhecessem um pouco da cidade e da sua cultura. Ainda, de forma inovadora, a cada 3 dias eram modificados os produtos expostos e a disposição do mobiliário utilizado no estande.
Nesta edição, a Fenearte contou com a participação de Jatobá enquanto Município, visto que em edição passada alguns produtos haviam ido através da Cooperativa Divina Graça, do Camaratu. Desta vez, a Prefeitura Municipal de Jatobá possibilitou a ida de produtos de todos os artesãos jatobaenses interessados em expor seu trabalho na Fenearte, totalizando 18 artesãos e, aproximadamente, 500 produtos. Deve-se ressaltar a diversidade de produtos expostos na Fenearte, utilizando as mais variadas matérias-primas.
Como já se esperava, a arte indígena do povo Pankararu esteve presente de maneira forte no estande, através de cocares, aió, maracá, xanduca e campiô. Ressalte-se, ainda, que nos 4 últimos dias de feira o estande contou com uma representante indígena, Jéssica Torres, que caracterizou-se de forma bastante parecida com a estátua de uma índia exposta no local.
Ainda, o artesanato da Sede, de Itaparica e do Camaratu também se fizeram presentes, por meio do crochê, macramê e também trabalhos feitos com serragem e com palha de ouricuri. Destaque-se, ainda, os produtos feitos em biscuit, por Guilherme Raimundo, que no último dia de feira recebeu a ilustre visita de João Suassuna, neto de Ariano Suassuna e Diretor Geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da ADEPE, que foi ao estande para apreciar o busto de Ariano Suassuna, homenagem feita pelo citado artesão.
Por fim, ressalte-se a participação da Volta do Moxotó na Fenearte, através do trabalho de seus artesãos e também da doceira Dona Neves, uma vez que, buscando um melhor atendimento aos visitantes, a eles eram oferecidos, de forma carinhosa, doces de vários sabores produzidos de maneira artesanal.
Como se pôde observar durante os 10 dias em que aconteceu a feira, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, o cuidado da Prefeitura Municipal de Jatobá estava em cada detalhe, desde a disposição de produtos para que nenhum artesão fosse tratado de forma diferenciada à toda assistência dada à equipe que ficava no estande (um artesão e dois servidores da Prefeitura, havendo revezamento entre as equipes a cada 3 dias).
Merece destaque o suporte relativo à hospedagem dos artesãos, totalmente gratuita, fruto de uma parceria realizada entre a Prefeitura e um de seus colaboradores. Ainda, no que diz respeito ao deslocamento de Jatobá até Recife-Olinda, este também ficou a cargo da Prefeitura.
Pode-se perceber que a Fenearte coroou o trabalho realizado em 2021, pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, através de seu Departamento de Cultura, tendo em vista que desde o início do ano houve o chamamento de artesãos jatobaenses para que juntos mostrassem Jatobá através de sua arte, do seu dom. De início, foi um trabalho ao qual não se deu muita credibilidade, tendo em vista a desvalorização e o pouco reconhecimento dado ao trabalho dessas pessoas até então. Contudo, com o passar dos meses, a vontade de se aperfeiçoar e de fazer crescer o artesanato jatobaense encorajou os artesãos a se enxergarem como impulsionadores da cultura local.
A Fenearte, enfim, mostrou ao mundo a cultura de Jatobá e ensinou a cada um que esteve envolvido na ação que são novos tempos, de valorização das pessoas e do trabalho delas, de seriedade e dedicação para que Jatobá seja conhecida e reconhecida como uma terra de gente disposta a fazer acontecer.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Jatobá
SERVIÇOS
TRANSPARÊNCIA
Rua Bom Jardim, 01, Jatobá - PE, 56470-000. Desenvolvido por: Departamento de Informática da Prefeitura Municipal de Jatobá.